4 de fevereiro – Dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer, instituído em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer-UICC, é celebrado todo dia 4 de fevereiro com apoio do INCA. A data tem como objetivo chamar a atenção das nações, líderes governamentais, gestores de saúde e do público em geral para o crescimento do câncer que atingiu proporções catastróficas no mundo, tornando-se uma ameaça às futuras gerações.

Mais de 12, 7 milhões de pessoas são diagnosticadas todo ano com câncer e 7,6 milhões de pessoas morrem vítimas da doença. No Brasil, são esperados, somente para 2011, quase 500 mil novos casos. Se não forem tomadas medidas de longo prazo e largo alcance, haverá 26 milhões de casos novos e 17 milhões de mortes por ano no mundo em 2030, sendo que 2/3 das vítimas ocorrerão nos países em desenvolvimento.

Conferência de Cúpula da ONU – No centro das ações programadas para o Dia Mundial do Câncer deste ano está a mobilização em torno da Conferência de Cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Doenças Não-Transmissíveis (cardiovasculares, diabetes, respiratórias e câncer), planejada para 19 e 20 de setembro de 2011. Será a terceira vez que a ONU abrirá espaço para discutir assuntos dessa natureza. Ocorreu com a poliomielite, em 1988, a partir de uma resolução da Organização Mundial da Saúde para erradicar a doença no mundo até o ano 2000; com a Aids, em 2001, e agora com as doenças crônicas não-transmissíveis. O que dá a dimensão da importância dessas doenças e será uma oportunidade histórica para que o câncer seja incluído como prioridade na agenda do desenvolvimento global. Leia mais.

Declaração Mundial contra o Câncer – Em 2008, foi lançada a Declaração Mundial contra o Câncer, com metas para reduzir a magnitude da doença no mundo até 2020. Desde então, a UICC tem apelado para que governos, instituições e a população se comprometam com esses objetivos assinando o documento. Agora, a Declaração servirá de instrumento para mobilização no encontro de cúpula da ONU dedicado às Doenças Não Transmissíveis. Espera-se apresentar um milhão de assinaturas aos chefes de estado e autoridades presentes. E você pode participar. Assine já a Declaração. Juntos somos mais fortes!

O desafio é global, mas a solução depende de cada um de nós.

Fonte: INCA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s